A maioria das experiências vivenciadas na infância exerce influência sobre a fase adulta. A infância é o berço para muitos aprendizados, hábitos, formação de conduta, comportamentos e, inclusive, problemas odontológicos. Para evitar grandes traumas na adolescência e fase adulta uma das principais causas de problemas odontológicos na infância é a herança genética. Assim como todo o nosso corpo, a face e o desenvolvimento dentário também podem trazer traços de nossos pais e avós. Os ossos da face e o tamanho dos dentes são estipulados por heranças familiares e podem não se adequar, por exemplo, se uma criança puxa os traços dos ossos da face do pai e o tamanho dos dentes da mãe, ambos podem não ter sintonia entre si e sua arcada ser prejudicada.

Além da genética, pequenos hábitos do dia a dia desde o nascimento podem acarretar problemas odontológicos, como o uso de chupetas e mamadeiras, posturas incorretas na alimentação e mastigação, por exemplo. Crises de respiração, fortes dores de cabeça, dificuldade na fala e ronco, podem ser sintomas de algum problema já presente! Todos esses hábitos devem ser analisados por um profissional especialista da área odontológica: o Odontopediatra.

O profissional é o responsável por acompanhar a criança desde antes do nascimento do primeiro dente, corrigir imperfeições de arcada e ainda facilitar o tratamento de problemas que podem tomar grandes proporções no decorrer da vida. Além disso, o odontopediatra pode auxiliar os pais em fases de mudança de hábito das crianças como o desapego das mamadeiras, chupetas e até em casos mais graves como tratamento secundário para o desenvolvimento e melhora da fala.